quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O reino de Ngola

A república de Angola deriva do reino de Ngola, podia escrever sobre o assunto mais aqui vai um link para a explicação O reino de Ngola( ou Ndongo) , É uma história muito interessante ( e confesso que eu pensava que a história era diferente ALELUIA WIKIPÉDIA ).

O reino de Ngola teve muitos reis, rainha, principes e princesas. Nas aulas de história nós angolanos ouvimos e aprendemos sobre muitos deles como Mandume, mutu ya kevela, Ngola kiluanji, Nginga Mbandi, etc; Nós Angolanos somos um povo de sangue guerreiro e lutador creio que todos angolanos sabem e sentem isso, Mas eu sempre tive uma governante favorita, Claro a RAINHA Nginga Mbandi, Sempre gostei dela.
Acho que toda a mulher, não só as angolanas mas principalmente as angolanas, identificam-se com ela por ela ter sido uma auténtica guerreira e uma governante poderosa, Eu realmente acredito que o espirito de guerreira, a força fora do normal e ao mesmo tempo a beleza que as angolanas carregam em sí vem de alguma forma dessa nossa Rainha guerreira.

Ela teve uma vida turbulente, cheia de "ups and downs" , mas também cheia de aventuras, ela foi de certa forma a nossa cleopatra, uma mulher cheia de virtudes e defeitos que lutou pelo seu povo.

Aqui vai um link para a história dela segundo o wikipédia, lembrem-se que nem tudo que está no wikipéda é como realmente é, mas creio que não fugiu muito da verdade Rainha Nzinga Mbandi.

Hoje em dia, aqui em angola, a rainha nzinga foi homenageada de várias formas,como por exemplo: uma das ruas mais importantes de negócios em luanda tem o nome dela( rua rainha nzinga, é mais uma avenida do que outra coisa), existe mais de 4 escolas com o nome dela, existe um largo com o seu nome e com uma estatua em bronze da rainha nzinga ( na verdade o largo foi desfeito recentemente depois de apenas 6 ou 7 anos de existÊncia, para que?? para a construcção de um shopping e uns prédios de apartamentos de luxo, onde foi parar a estátua de bronze que deve custar uma fortuna?? Não faço a minima ideia. Mas ouvi que dentro do shopping terá mais de um largo em sua homenagem e que será feito outro largo em sua homegem, Se é verdade?? Também não faço a minima ideia..... Angola Ixeee), existe muitos condominios, a maioria de luxo, com o seu nome ( ainda estou indecisa se é mesmo para a homenagear ou para atrair clientela estou pensando ainda !!! ), Mas acho que maior das homenagens que alguma vez foi feita para ela é a quantidade de mulheres que dizem de boca cheia.... Sou angolana com sangue de rainha nzinga correndo nas minhas veias, não desisto nunca.... Não há homenagem maior que essa ( na minha opinião).

O que me vem a cabeça quando oiço o nome de Nzinga mbandi??? Força, luta, defender o que acredito, beleza, liderança e ser extraordinária.

Kandandus

Agatha

1 comentário:

  1. é isso que eu sinto antes de fazer qualquer coisa (liderança, ousadia, determinação) e cada vez mais tenho muito orgulho em ser uma mulher angolana.

    ResponderEliminar

Voçe diz: