segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E la se vai também o Chan!!

Ok! Confesso: Meu coração de torcedora de futebol angola já não aguenta mais!

Eu gosto de assistir Jogos de futebol, não assisto com tanta frequência e não acompanho os campeonatos com tanta atenção mas gosto muito.

Como angolana que sou, claro torço ( ou torcia?? não sei ainda) pelos palancas negras ( nome dado a selecção de futebol angolana em homenagem á palanca negra gigante que é um animal que existe apenas em angola e infelizmente está em via de extinção e minha universidade,modéstia á parte, está a fazer um trabalho de resgate dessa espécie mas isso é assunto para outro post! hehe). Onde é que eu estava mesmo?? Ahh pois, eu torço pela minha selecção mas meu coração já não aguenta mais, é derrota atrás de derrota, nenhuma taça para se orgulhar nem nada, nadaaa.....

Não posso tirar o mérito de angola por ter chegado até á final do chan(Campeonato Africano de Futebol para atletas que evoluem nos respectivos países), apesar de eu achar que foi por pura sorte, mas facto é que ela chegou e depois de termos perdido o can ( campeonato africano das nações) que foi sediado no nosso país ( pois é, perdemos em casa ) todos estávamos esperançosos de ganhar o chan.

Angola derrotou a favorita e chegou á final contra a Tunísia, eu confesso eu não queria assistir o jogo porque no fundo já sabia o resultado, mas angolano que é angolano quando há jogo da selecção, sai cedo do serviço, foge da escola, inventa dor de barriga para fugir do serviço, inventa familiar que adoeçou para se livrar dos seus compromissos ( Angolano que é angolano gosta de folga, feriada, tolerância de ponto, etc; hehe) e na minha casa não foi diferente; Meu pai já estava em casa 2 horas antes do jogo, meus irmãos saíram suspeitamente cedo da escola e meu primo bateu recorde de velocidade para chegar em casa á tempo de ver o jogo, assisti o jogo com o coração na mão mas com ele cheio de esperança; Para que???

Para perdermos por 3 goals á 0 na segunda parte do jogo. Não posso relatar o jogo porque não sei como e nem quero porque foi uma tristeza e um monte de tuji

Ok ! imagino o que devem estar a pensar :
- Ahhh!! agatha estas a ser muito dura com a selecção
- É normal perder! tens de aprender a perder agatha

Talvez tenhas razão.... Mas o que mais meu tirou do sério é o 3 goal, entrou devagar devagarinho que até merecia uma trilha sonora que no caso seria devagar devagarinho de Martinho da Vila hehehe.

Os golos foram lindos principalmente os 2 primeiro, epah para os que não viram o jogo porque não estão no continente clica aqui -------» Os goals de da Tunísia contra angola na final do chan e poderás ver com os teus próprios olhos.

Amo Angola mas a selecção deixa muito a desejar

Kandandus

Agatha

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O reino de Ngola

A república de Angola deriva do reino de Ngola, podia escrever sobre o assunto mais aqui vai um link para a explicação O reino de Ngola( ou Ndongo) , É uma história muito interessante ( e confesso que eu pensava que a história era diferente ALELUIA WIKIPÉDIA ).

O reino de Ngola teve muitos reis, rainha, principes e princesas. Nas aulas de história nós angolanos ouvimos e aprendemos sobre muitos deles como Mandume, mutu ya kevela, Ngola kiluanji, Nginga Mbandi, etc; Nós Angolanos somos um povo de sangue guerreiro e lutador creio que todos angolanos sabem e sentem isso, Mas eu sempre tive uma governante favorita, Claro a RAINHA Nginga Mbandi, Sempre gostei dela.
Acho que toda a mulher, não só as angolanas mas principalmente as angolanas, identificam-se com ela por ela ter sido uma auténtica guerreira e uma governante poderosa, Eu realmente acredito que o espirito de guerreira, a força fora do normal e ao mesmo tempo a beleza que as angolanas carregam em sí vem de alguma forma dessa nossa Rainha guerreira.

Ela teve uma vida turbulente, cheia de "ups and downs" , mas também cheia de aventuras, ela foi de certa forma a nossa cleopatra, uma mulher cheia de virtudes e defeitos que lutou pelo seu povo.

Aqui vai um link para a história dela segundo o wikipédia, lembrem-se que nem tudo que está no wikipéda é como realmente é, mas creio que não fugiu muito da verdade Rainha Nzinga Mbandi.

Hoje em dia, aqui em angola, a rainha nzinga foi homenageada de várias formas,como por exemplo: uma das ruas mais importantes de negócios em luanda tem o nome dela( rua rainha nzinga, é mais uma avenida do que outra coisa), existe mais de 4 escolas com o nome dela, existe um largo com o seu nome e com uma estatua em bronze da rainha nzinga ( na verdade o largo foi desfeito recentemente depois de apenas 6 ou 7 anos de existÊncia, para que?? para a construcção de um shopping e uns prédios de apartamentos de luxo, onde foi parar a estátua de bronze que deve custar uma fortuna?? Não faço a minima ideia. Mas ouvi que dentro do shopping terá mais de um largo em sua homenagem e que será feito outro largo em sua homegem, Se é verdade?? Também não faço a minima ideia..... Angola Ixeee), existe muitos condominios, a maioria de luxo, com o seu nome ( ainda estou indecisa se é mesmo para a homenagear ou para atrair clientela estou pensando ainda !!! ), Mas acho que maior das homenagens que alguma vez foi feita para ela é a quantidade de mulheres que dizem de boca cheia.... Sou angolana com sangue de rainha nzinga correndo nas minhas veias, não desisto nunca.... Não há homenagem maior que essa ( na minha opinião).

O que me vem a cabeça quando oiço o nome de Nzinga mbandi??? Força, luta, defender o que acredito, beleza, liderança e ser extraordinária.

Kandandus

Agatha

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Na minha Imperfeita Angola

Olá!!
Me chamo Agatha, tenho 19 aninhos e sou angolana de sangue,alma e coração....
Já escrevi muitos blogs mas sempre sem nenhum assunto especifíco...
Decidi criar esse blog para que voçes, os que vivem fora de angola e os que vivem msm aqui na banda, entendam um pouco como eu vejo a minha angola que apesar de imperfeita, é o meu país, minha muxima....

Esse é o primeiro post apenas para me apresentar.....
e espero que curta essa viagem tanto como eu....

Kandandus

Agatha